Telefone logo
Ligue agora
12 3033 0545
Nosso whatsapp 12 98802 4663
Whatsapp
12 98802 4663

10 erros cometidos ao limpar a casa – Parte 01

Vamos combinar que limpar a casa não é uma das coisas preferidas de ninguém, né?
O tempo que perdemos com essas tarefas, o cansaço provocado por uma bela faxina, as mãos ressecadas, os espirros provocados pela poeira ou pelo cheiro dos produtos químicos, roupas manchadas por respingos de produtos de limpeza (muitas vezes utilizados de forma inadequada), entre outros fatores, fazem muita gente adiar a limpeza de vários itens da casa e até esquecer de alguns.
Mas evitar alguns erros na hora dessa tarefa árdua, pode te poupar do esfrega-esfrega, do desperdício de tempo, de alergias ocasionadas por essa tarefa ou de prejuízos e dores de cabeça futuros.
Vou mostrar para vocês alguns dos erros mais comuns na hora da faxina, cometidos por grande parte das pessoas na hora de limpar a casa. E isso inclui profissionais da área também, por que não?
Quando comecei a listar os erros, percebi que eram tantos, que dividi o conteúdo em duas listas, para não ficar muito extenso e cansativo.
Veja nessa lista, 10 erros cometidos na hora da limpeza!

1- Não se organizar

Aaahh pronto!! Lá vem a personal organizer chata, falar que a gente tem que ser organizado!!
Parece bobeira, mas até para fazer a limpeza da casa é necessário seguir uma certa ordem. Comece por luminárias e teto, passando por varais de roupa e de cortinas, descendo pelas paredes e janelas, prateleiras, mesas, balcões, portas e batentes, até chegar nos rodapés e no chão.
Afinal de contas, se você limpar o chão primeiro e depois resolver desmontar aquele lustre lindo da sala, mas que está todo empoeirado, essa poeira vai para algum lugar né? Viva a gravidade!!

 

2- Plantas primeiro, piso depois

Ao regar as plantas, um pouco da água pode escorrer para o chão.
Essa água amarelada pode manchar o piso. Então, molhe as plantas primeiro e deixe para passar pano na casa depois, assim, você já aproveita e seca uma possível aguinha que pode ter escorrido de algum vaso.

erros-cometidos-limpar-casa-dona-ajuda

3- Achar que palha de aço faz milagres

Muitas pessoas acham que usar a palha de aço em tudo vai te poupar do esfrega-esfrega, já que ela é mais “potente”.
O que muita gente esquece é que um pequeno pedacinho desse material, que fique enroscado em alguma superfície, irá enferrujar, danificando pisos, rejuntes, esquadrias, entre outros materiais. E a mancha de ferrugem é permanente em muitos materiais, ou seja, o prejuízo pode ser grande, ainda mais se você demorar para perceber a ação da ferrugem.
Prefira as esponjas de poliuretano.

erros-cometidos-limpar-casa-dona-ajuda

 

4- Usar produtos multiuso em todo tipo de superfície

Eu sei que o nome pode dizer muita coisa, mas nesse caso, pode colocar você em uma enrascada! Não é porque ele é multiuso que pode ser usado em qualquer lugar e de qualquer jeito.
Deixe esse tipo de produto para superfícies laváveis, como paredes, cerâmicas e plásticos.
NUNCA utilize em madeiras ou metal!

erros-cometidos-limpar-casa-dona-ajuda

 

5- Limpar o piso com sabão em pó

Eu sei que você deve ter crescido vendo a sua avó, sua mãe, seu tio e outras pessoas fazendo isso, mas não se engane. Se sabão em pó fosse para isso, ele não seria vendido como sabão para lavar roupas.
Ele corrói a superfície, pois cria micro buraquinhos, que vão acumulando a sujeira e tirando o brilho do piso.

 

6- Meter cloro e álcool em qualquer lugar

O álcool acaba “desidratando” a superfície, o que resseca superfícies de borracha, como a borracha de vedação da porta da geladeira ou do forno.
O cloro pode danificar de forma permanente algumas superfícies, como pisos de porcelanato e metais.

 

7- Não prestar atenção nas instruções de uso de cada produto

Mesmo produtos para a mesma finalidade, como água sanitária (muito utilizada em banheiros), possuem diluição diferente, variando de uma marca para outra. Isso ocorre com TODOS os produtos de limpeza. Portanto, não é porque a vizinha diluí o produto A de um jeito que você vai dilui o produto B da mesma forma.

erros-cometidos-limpar-casa-dona-ajuda

 

8- Usar o mesmo pano em todos os ambientes da casa

Pensa bem como é nojento!!
Sem perceber, o pano que você usou para enxugar a privada, acabou indo para a pia do banheiro, que você esqueceu jogado perto dos produtos que estava usando e acabou só enxaguando esse pano, para tirar o pó dos móveis e do balcão da cozinha.
Nessa brincadeira, você levou bactérias de um lugar para o outro da sua casa, onde elas não estão normalmente, fazendo um intercâmbio bacana entre elas. E depois acha que seu filho está doente porque pegou uma “virose na escola”.
Se possível, tenha pano de cores diferentes para serem usados em locais e tarefas diferentes pela casa. Vale fazer uma legenda bonitinha e colar na parede da lavanderia ou onde você guarda os panos, assim, qualquer pessoa na sua casa ou a faxineira que só vem de vez em quando, pode saber exatamente o que pode ser usado em que lugar da casa.

erros-cometidos-limpar-casa-dona-ajuda

 

9- A mesma regra acima vale para as esponjas

Vamos combinar que a mesma esponja que você usa na pia da cozinha, não tem que viajar para o tanque ou para a esquadria da janela, e muito menos para o banheiro!
Use cores diferentes ou uma caneta de tecido para escrever nas esponjas e não causar confusão.
Além disso, a esponja acumula muitas bactérias, principalmente a que é usada para lavar a louça. Ela deve ser trocada a cada 10 ou 20 dias (dependendo da frequência do uso). Mas se perceber que ela está acabadinha antes disso, nada de ficar com dó de trocar antes.

erros-cometidos-limpar-casa-dona-ajuda

 

10- Guardar a escova de limpar a privada imediatamente após o uso

A escova deve ser limpa em água corrente (se possível morna), para retirar possíveis resíduos e eliminar os microrganismos. Se possível, deixe-a tomando um ar ou dê boas chacoalhadas para eliminar o excesso de água.
O local onde ela fica guardada, normalmente, é úmido e fechado e, guardar uma escova suja e molhada lá dentro, só irá piorar a situação.

erros-cometidos-limpar-casa-dona-ajuda

 

 

Identificou nessa lista algum erro que você cometia? Isso mesmo!! COMETIA!! Pois tenho certeza que não vai mais acontecer.
Conta pra mim o que você fazia de errado e agora não vai mais fazer 😉
E prometo que no mês que vem você verá a continuidade dessa lista, com outros 10 erros.
Espero que tenha gostado e que essa lista sirva para te ajudar e tornar a sua vida ainda mais prática!!!
Abraços e beijos!
Camila Scotti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens do nosso blog

10 erros cometidos ao limpar a casa – Parte 02

No mês passado, eu fiz um post com 10 erros cometidos na hora da limpeza. Quando comecei a lista, ela passou de 10 itens e acabou duplicando de tamanho. Por isso, resolvi dar continuidade a aquele post. Veja nessa lista, mais 10 erros cometidos na hora da limpeza! Espero que agora você consiga limpar a sua […]