Telefone logo
Ligue agora
12 3033 0545
Nosso whatsapp 12 98802 4663
Whatsapp
12 98802 4663

15 Ferramentas Essenciais para Envelopamento

Com a facilidade que a internet nos proporciona, muitas pessoas adotam o estilo DIY (ou faça você mesmo) e tentam transformar seus ambientes, pintando as paredes, aproveitando e transformando materiais que iriam para o lixo ou adesivando caixas, eletrodomésticos e móveis.

Infelizmente, quando se trata de adesivar uma superfície ou, como os profissionais preferem chamar – envelopar – engana-se quem pensa que apenas uma espátula e um estilete trarão o resultado esperado. Nem sempre funciona assim.

Quem trabalha com envelopamento sabe que ter as ferramentas certas, em alguns casos, ajuda muito e faz com que a execução do trabalho seja mais fácil, economizando tempo e deixando o resultado final muito melhor.

Só que, nem sempre, ao participar de algum curso ou assistindo um vídeo pela internet recebemos uma lista com diversos materiais que podem ser úteis para o nosso dia a dia e, muito menos, uma explicação sobre cada uma das ferramentas e seus benefícios.

Por isso, resolvi listar aqui algumas ferramentas que utilizo quando faço envelopamento de móveis ou eletrodomésticos, e explicar um pouquinho sobre a utilidade de cada uma. Quem trabalha com envelopamento de carros utiliza mais algumas ferramentas que eu não coloquei aqui.

 

– Espátula plástica (squeegee): é reutilizável e flexível, servindo para diferentes tipos de superfície. Como a cola de boa parte dos vinis tem a sua ativação feita por pressão, a espátula de dureza média é muito indicada para as aplicações.

Com o uso, a espátula pode ficar desgastada, provocando riscos no vinil. Com lixa de papel é possível remover as imperfeições dela. Porém, se estiver muito danificada, o ideal é substituí-la.

ferramentas-essenciais-envelopamento-dona-ajuda

– Espátula de feltro (felt squeegee): própria para aplicações planas ou curvas leves. Como não permite muita pressão, não é indicada para aplicações complexas, pois pode resultar em bolhas.

ferramentas-essenciais-envelopamento-dona-ajuda

– Fita crepe: podem ser utilizadas para segurar o vinil durante o posicionamento, e para instalações onde a aderência do vinil é mais difícil, como: ao redor de maçanetas, molduras, bordas, etc.

 

– Imãs (wrap magnets): auxiliam na fixação e posicionamento das imagens sobre as superfícies metálicas, substituindo as fitas crepe na aplicação do vinil. Devem ser revestidos de borracha ou feltro, para não riscar as superfícies.

ferramentas-essenciais-envelopamento-dona-ajuda

– Lâminas plásticas (plastic scraper blades): servem para remover adesivos sem danificar a superfície. O ideal é sempre ter várias lâminas, sempre a mão, pois elas precisam estar sempre “afiadas”.

Há também a versão com ponta de metal, mas para utiliza-la é necessário tomar cuidado, já que suas pontas podem danificar a superfície.

ferramentas-essenciais-envelopamento-dona-ajuda

– Cortador de liner (snitty): serve para cortar o adesivo com maior facilidade. Você pode cortar apenas o liner sem cortar o vinil, dependendo do tipo de aplicação que irá fazer. Ótimo para envelopamento de grandes superfícies.

ferramentas-essenciais-envelopamento-dona-ajuda

 

– Protetor para espátula: pode-se utilizar o feltro adesivo ou pano macio (de preferência de algodão) ao redor da espátula para proteger o adesivo na hora da aplicação, evitando que as bordas da espátula risquem ou rasguem o vinil.

 

– Luvas (vinyl wrap gloves): luvas de algodão, macias e sem costuras, que ajudam a moldar o vinil de forma segura em desníveis ou curvas. São antiestáticas e resistem a fricção quando úmidas.

ferramentas-essenciais-envelopamento-dona-ajuda

 

– Soprador térmico (heat gun): diferente do que muita gente pensa, ele não serve para tirar bolhas, mas para quebrar a memória elástica do vinil durante as aplicações (moldando-o de acordo com a superfície), tirar vincos, e acelerar a cura do adesivo.

Se possível, compre um soprador que possua controle de temperatura.

CUIDADO!!! Atinge uma alta temperatura em pouco tempo. Sua ponta fica extremamente quente, e pode causar queimaduras. Sempre o apoie em uma superfície que não ficará danificada com o calor.

ferramentas-essenciais-envelopamento-dona-ajuda

– Desengraxante ou removedor de adesivo: é necessário para remover qualquer gordura, graxa ou resíduo de cola que possa existir na superfície. Deve ser utilizado antes da aplicação. Pode ser utilizado com um pano macio.

 

– Álcool isopropílico: é ideal para remover os resíduos do desengraxante ou removedor de adesivos. Pode ser utilizado com um pano macio.

 

– Furador de bolhas (air release tool): como o próprio nome diz, serve para furar as bolhas que apareceram no vinil durante a aplicação e remover o ar.

Sempre tome cuidado com as agulhas durante o transporte, o uso e o descarte.

ferramentas-essenciais-envelopamento-dona-ajuda

 

– Estilete e lâminas (cutter and blades): os estiletes são utilizados no refile ou para cortar o adesivo antes e depois da aplicação, fazendo o acabamento final. Utilize os que possuem refil, assim, fica mais fácil de trabalhar e você sempre terá uma lâmina nova à disposição. Cuidado ao quebrar a ponta das lâminas, descartando-as dentro de um recipiente adequado ou envolvendo-as no próprio adesivo, para que ninguém se corte na hora de recolher as ferramentas e o lixo, ao final do trabalho.

As lâminas de 30º são melhores do que as de 45º, dando um acabamento melhor ao trabalho.

ferramentas-essenciais-envelopamento-dona-ajuda

– Régua metálica e trena (metal ruler or measuring tape): ótimas para medir o tamanho do vinil a ser aplicado. A régua é excelente para auxiliar na hora de fazer cortes retos.

 

– Tesoura (scissors): pode substituir o estilete em alguns casos. Dê preferência às que possuem pontas arredondadas, por questão de segurança.

 

Aproveitei para colocar o nome de algumas das ferramentas em inglês, caso alguém queira compra-las em sites gringos. Em alguns casos, sai mais barato e a qualidade dos materiais é melhor.

E você? Já trabalha com envelopamento? Utiliza alguma ferramenta que considera essencial, mas que não encontrou nessa lista? Conte para a gente aqui nos comentários.

 

Beijos e abraços!!!

2 comentários sobre “15 Ferramentas Essenciais para Envelopamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas postagens do nosso blog

10 erros cometidos ao limpar a casa – Parte 02

No mês passado, eu fiz um post com 10 erros cometidos na hora da limpeza. Quando comecei a lista, ela passou de 10 itens e acabou duplicando de tamanho. Por isso, resolvi dar continuidade a aquele post. Veja nessa lista, mais 10 erros cometidos na hora da limpeza! Espero que agora você consiga limpar a sua […]