Os itens do armário estão praticamente pulando pra fora dele e, mesmo assim, você tem sempre a sensação de que não tem nada para vestir? Provavelmente, está precisando de algumas dicas de como organizar roupas, sapatos e acessórios de forma estratégica!
Muita gente até tem boas intenções na hora de organizar o closet ou guarda-roupa, mas nem sempre sabe por onde começar. Por conta disso, podem acabar desistindo no meio do caminho ou, o que é pior, nem tentar.
Reuni aqui 15 dicas de como organizar as suas roupas e selecionei algumas fotos para te inspirar!
Por que manter as roupas organizadas?
Quando você mantém a organização de qualquer ambiente, o principal benefício está relacionado ao tempo. Pense na quantidade de tempo que você gasta procurando por algo para vestir?
Se tudo estivesse no devido lugar, de maneira organizada e planejada, esse tempo poderia ser adotado em outras atividades — ou até mesmo descansando.
Além disso, armário bagunçado ou lotado pode indicar que você tem mais coisas do que realmente precisa. Antes de começar a arrumação, avalie quantas peças realmente usou no último ano. Como verá mais à frente, certamente elas poderiam ser doadas e, assim, ganharem um novo uso.
Um closet organizado e sem excesso de roupas também contribui para a harmonização do ambiente. Você já reparou como um espaço desorganizado é mais “pesado”? Isso pode prejudicar o seu humor, ânimo e desempenho na realização das tarefas.
Além disso tudo, se você não consegue encontrar alguma peça, pode achar que não a tem mais e gastar dinheiro adquirindo-a novamente. E se pudermos organizar, melhor, né?
Como organizar as roupas do armário?
E como organizar as roupas do armário? Chega de preguiça ou de justificar que se encontra na própria bagunça. Veja como são práticas e simples as dicas que preparei para você acabar de vez com essa desorganização!
1. Veja o que não usa há muito tempo
Comece retirando do armário as peças que você não usa há mais de um ano. E não pense em guardá-las por conta daquela velha desculpa “vai que essa moda volta”. Se você gosta tanto assim de estar na moda, então já sabe que, se um dia a moda voltar, trará cortes, tecidos e outras atualizações, deixando a sua peça ultrapassada do mesmo jeito.
Certamente você tem aquela peça para quando perder/ganhar uns quilinhos. O tempo passa, a peça continua ocupando espaço e a bagunça se acumula. O ideal é fazer uma boa arrumação semestral, coincidindo com as trocas de estação para o verão e inverno.
2. Doe itens sempre que puder
Ao comprar algo novo (principalmente se o seu closet já estiver lotado), doe ou venda algo similar. Não vale comprar um casaco e eliminar uma camiseta, ou comprar uma bota e eliminar um chinelo.
Se você tem dificuldade de desapegar das suas coisas, aqui no meu blog preparei dois posts sobre o assunto (parte 1 e parte 2).
3. Defina um local para cada tipo de peça
O ideal é que cada peça tenha o seu lugar correto, assim, fica mais fácil localizá-la sempre que quiser usá-la. Outro benefício é que essa tática também facilita a organização, principalmente na hora de guardá-la de volta.
4. Separe diferentes tipos de roupas
Separe as peças por modelo, por exemplo: calças jeans, calças sociais, regatas, blusas de manga curta, manga longa, coletes, jaquetas etc.
Essa organização vai depender da disposição do seu armário. Em prateleiras pode colocar determinado tipo de roupa. Em um cabide, o mesmo tipo de calça, e assim por diante.
5. Organize as roupas de acordo com o momento de uso
Se possível, separe também por ocasião: roupas de trabalho, academia, praia, final de semana, roupas de dormir etc. Assim, na hora que for se arrumar para determinado evento, já sabe por onde começar a procurar e planejar o look.
6. Disponha as peças em grupos de cores
A separação por cores, do mais claro para o mais escuro ou por tonalidades, facilita muito na hora de combinar as peças. Além disso, ainda deixa seu closet superatrativo, o que faz com que você queira manter a organização.
7. Use caixas na organização das roupas do armário
Roupas de festa leves podem ficar em cabides, enquanto as mais pesadas, podem ficar em caixas. Use e abuse das caixas que possuem algum tipo de ventilação e não esqueça de etiquetá-las, afinal, de nada vai adiantar se você não souber o que tem dentro das caixas ou precisar tirar uma por uma do lugar para saber o que tem dentro.
8. Guarde adequadamente as roupas que usa com menor frequência
Roupas que não são utilizadas com muita frequência, como casacos e roupas de festa, podem receber uma capa para protegê-las do pó. E nada de usar capas plásticas! Dê preferência às de TNT, apenas com um visor de plástico, que permitem que a peça respire e você ainda possa ver o que está lá dentro.
9. Saiba como pendurar casacos, ternos e agasalhos
Casacos e ternos devem estar em cabides mais estruturados. Eles devem ser guardados abotoados, assim como camisas sociais. Procure abotoar o primeiro e o último botão. Se a peça possui zíper, deixe-o fechado, evitando que ele fique com os “dentinhos” tortos ou que danifique as outras peças.
10. Cuidado ao guardar roupas de lã e linha
Malhas de lã ou linha devem ser guardadas em caixas ou nas gavetas. Essa prática é imprescindível, pois podem ficam deformadas quando penduradas. Se for organizá-las em prateleiras, utilize separadores, para as pilhas não desmoronarem.
11. Use acessórios para guardar peças íntimas e de banho
Roupas íntimas, meias, biquínis, roupas de ginástica, gravatas, cachecóis e lenços ficam bem acomodados em gavetas com colmeias ou em caixas com ventilação. Os três últimos também podem ser organizados em cabides próprios.
12. Faça um planejamento estratégico para cada área do armário
Se o seu armário for muito profundo, deixe na frente os itens que são mais utilizados. Já no fundo, os que são menos solicitados. Assim como é bom deixar itens de pouco uso nas prateleiras mais altas ou mais baixas, mantendo separado o espaço do meio, de melhor alcance, para os itens mais utilizados.
13. Considere a troca de peças de acordo com a estação
É possível fazer um rodízio com as peças, de acordo com a estação, guardando-as em caixas ou em sacos fechados a vácuo. Faça isso com todas as peças que não for usar por um bom tempo, como blusinhas de calor (durante o inverno) ou casacos e cachecóis (durante o verão). Lembre-se de que peças de material animal, como o couro, não devem ser guardadas em embalagens plásticas.
14. Evite manter o armário lotado
Entulhar o armário também estraga as peças. Um bom armário precisa ser arejado e, caso não seja, deve ser aberto e limpo, com frequência.
15. Padronize os cabides
Vale a pena padronizar os cabides, com o mesmo material e tamanho. É indicado usar cores diferentes para cada categoria, assim como cabides específicos para peças distintas como calças, saias e ternos.
O investimento em bons cabides é válido, já que eles não são trocados com frequência e a escolha dos que são apropriados evita estragar as peças.
Percebeu como algumas dicas práticas podem fazer toda a diferença ao organizar as suas roupas no armário? Basta ter um planejamento e definir adequadamente onde colocará cada peça.
E você? Tem alguma dica de como organizar as roupas? Conte para a gente aqui nos comentários!
Beijos e abraços,
Camy Scotti