Só de pensar nas tradicionais receitas de festa junina já dá água na boca, não é mesmo? Não é porque este ano as aguardadas festas de rua terão que ser adiadas que você não pode se deliciar com esses quitutes.
Listei 4 receitas de festa junina que você pode preparar em casa e agradar toda a família.
4 dicas deliciosas de receitas de festa junina para fazer em casa
1.
Pamonha no saquinho
Ingredientes
- Espigas de milho (12 grandes);
- 1 xícara de açúcar (chá);
- ½ xícara de óleo (chá);
- 1 pitada de sal.
Modo de preparo
As espigas de milho devem ser descascadas e limpas antes de dar início ao preparo da receita. Em seguida, retire os grãos de milho para levá-los em um liquidificador ou processador. Outra opção é utilizar um ralador grosso para retirada dos grãos.
Use uma peneira para retirar todo o caldo do milho. É importante retirar os “bagaços” do milho.
A esse caldo você vai acrescentar o açúcar, o sal e o óleo, que deve estar quente, misturando todos os itens com cuidados. Se sentir necessidade, pode acrescentar mais açúcar ou sal.
A mistura deve ser adicionada ao saquinho de plástico de tamanho pequeno a médio. Ele deve ter a ponta amarrada com um barbante, por exemplo. Ferva uma panela com água suficiente para tampar todos os saquinhos e deixe que os ingredientes cozinhem. Esse processo pode levar cerca de 50 minutos. Retire com cuidado, espere esfriar e sirva a sua pamonha de saquinho.
Para incrementar ainda mais a sua receita, outros ingredientes podem ser adicionados à mistura, como coco ralado e goiabada.
2. Caldo de mandioca
Ingredientes
- 2 tabletes de caldo de carne;
- 200 g de bacon;
- 2 litros de água;
- 1 calabresa;
- 3 cebolas grandes picadas;
- 1 kg de mandioca;
- sal a gosto;
- salsa e cebolinha a gosto;
- 1 dente de alho picadinho.
Modo de preparo
Descasque a mandioca e a corte em pedaços de até 5cm. Coloque óleo em uma panela e deixe o bacon fritar. Em seguida, adicione a cebola, sal, alho, caldo de carne, a mandioca e a água.
Deixe a mandioca ferver na água e espere até que ela esteja cozida. Após esfriar um pouco, bata tudo em um liquidificador até que tenha a consistência líquida e todos os pedaços se dissolvam.
Esse caldo deve voltar à panela em fogo brando. Você pode ir adicionando água até que a consistência esteja do seu agrado. Se achar necessário, pode acrescentar mais sal à receita após ralear o caldo. Salsa e cebolinha podem ser servidos a gosto.
3. Maçã do amor
Ingredientes
- 10 Maçãs;
- 1 colher de vinagre de maçã (sopa);
- 1 kg de açúcar;
- 1 colher de corante em pó ou líquido (sopa);
- 10 palitinhos de madeira.
Modo de preparo
Primeiramente, é importante lavar bem as maçãs. Em seguida, espete os palitinhos de madeira onde normalmente fica o cabo. Reserve enquanto prepara a calda.
É ideal que a panela para o preparo seja de fundo grosso. Nela, adicione água, açúcar, vinagre e o corante.
É preciso muito cuidado para não açucarar a calda. Misture de maneira leve e ligue em seguida o forno em fogo baixo. A partir desse momento é importante não misturar o caldo e deixar a receita no fogo por cerca de 20/25 minutos.
Se você tiver um termômetro culinário, o ponto ideal é quando atinge 145ºC. Se não for o caso, molhe o próprio palitinho na mistura e deixe pingar uma gota em um pratinho. Se você pegar essa gotinha, jogá-la novamente no prato e fizer barulho de vidro, é porque já está no ponto certo.
Esse processo deve ser feito rapidamente para que a calda não perca o ponto e endureça antes de entrar em contato com as maçãs, ok? Retire a calda do fogo e aguarde 30 segundos. Logo em seguida vá molhando cada uma das maçãs, de modo que elas fiquem submersas no líquido.
Depois, em um refratário untado com manteiga, você pode colocar as maçãs. Elas estarão prontas para serem servidas assim que secar a calda!
4. Vinho quente
Ingredientes
- 1 litro de vinho tinto suave;
- ½ maçã em fatias;
- Cravos-da-índia a gosto;
- Canela de pau a gosto;
- ½ litro de água;
- 1 copo de açúcar.
Modo de preparo
Adicione metade do copo de açúcar, o cravo e a canela em uma panela de tamanho médio. Deixe queimar por alguns instantes em fogo médio e, logo em seguida, acrescente o vinho e a água, misturando com bastante agilidade. Jogue a maçã ao caldo e acrescente o restante do açúcar. Espere começar a ferver e cozinhar um pouco os pedaços de maçã. Sirva a bebida quente!
Além dessas receitas, tem aquelas comidinhas típicas que normalmente fazemos em nosso dia a dia, como:
- milho cozido na manteiga;
- pipoca salgada e doce;
- cachorro quente;
- espetinhos de carne ou legumes;
- paçoquinha;
- bolo de milho.
O que achou das nossas dicas de receitas de festa junina? Tem alguma que não citei e que você acha que não poderia ficar de fora nessa lista? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua sugestão!
E se quiser ideias de decoração de festa junina para fazer em casa, veja essa matérias aqui.
Beijos e abraços,
Camy Scotti