Por melhor que seja o planejamento, a possibilidade de ter problemas com uma reforma de apartamento e, consequentemente, atrasos, é muito grande. Por conta disso, tudo o que você estava idealizando precisa ser organizado novamente.
Não é fácil, né? A ansiedade e a vontade de estar com o apartamento lindo e do jeito que você gosta é grande, mas não precisa se preocupar! Apresentarei neste post alguns erros comuns que as pessoas cometem ao reformar apartamento e que você deve evitar. Confira:
Erros de reforma de apartamento para ficar de olho
Preste atenção em todos esses tópicos e veja como não cometer erros durante a reforma do seu apartamento!
Não saber o quanto pode investir na reforma
Primeiramente, antes de pensar no planejamento, de entrar em contato com um arquiteto e definir a mão de obra é preciso que você coloque no papel o quanto poderá investir.
O valor reservado vai impactar no tamanho da reforma e nas suas escolhas. Portanto, para não ter problemas e ficar satisfeito com o resultado, procure guardar uma boa quantia.
É indicado ter também uma reserva, já que imprevistos podem acontecer e você precisará arcar com mais dinheiro do que o que foi planejado. Aconselho ter uma reserva de até 20% do valor que pensa investir na reforma.
Não ter um bom planejamento de todas as etapas da reforma
Outro erro muito cometido é iniciar a obra sem um planejamento. Depois de definir o quanto pode gastar, leve em consideração alguns aspectos:
- Vai ficar em casa durante a reforma?
- Se não, onde vai ficar?
- Qual é o prazo de duração inicial (pois em quase 100% dos casos, esse prazo sempre aumenta)?
- O que precisa ser comprado?
- O arquiteto já indica a mão de obra?
- Quantos cômodos serão reformados?
- É preciso alguma autorização ou apresentar documentação específica?
- A reforma vai contemplar questões elétricas e hidráulicas?
- O prédio tem regras para realização de reformas?
Todas essas perguntas, e outras que possam surgir, devem ser respondidas e planejadas antes de iniciar uma reforma de apartamento.
Comprar materiais baratos e de baixa qualidade
Só de ler o tópico você já imagina que pode dar problema, né?
Pode até parecer uma boa ideia a princípio, já que gastará menos em um primeiro momento. Mas você está mesmo disposto a gastar com algo que tem qualidade duvidosa e que pode impactar no resultado da reforma do seu apartamento? Eu não arriscaria!
Aquela famosa frase “o barato sai caro” pode sair bem caro mesmo. Pois além de ter que gastar com o material novamente, ainda tem que gastar com a mão de obra, atrasa a obra, gera outros gastos, às vezes para fazer a substituição envolve mais quebra-quebra, e por aí vai.
Em hipótese alguma economize na parte elétrica, hidráulica ou gás, já que para consertar problemas futuros nesses caso, o prejuízo é garantido.
Não ter um profissional especializado acompanhando
Você deve até se achar preparado para lidar sozinho com a mão de obra, mas ter o apoio de um engenheiro ou de um arquiteto fará toda a diferença na execução da reforma.
Eles são especialistas, que sabem os principais problemas que podem acontecer e que estão preparados para lidar com situações adversas. Faça uma boa pesquisa, solicite indicação de amigos e escolha o profissional com melhor custo-benefício.
É importante que esse profissional siga uma linha de pensamento bem próxima a sua e que entenda e respeite seus gostos e opiniões. Já vi muitos clientes dizerem que “ah, mas o arquiteto quis assim!”.
Não é o arquiteto ou o engenheiro que está pagando as suas contas e muito menos é ele quem vai ficar morando ali e olhando para o resultado quando a obra terminar.
Agora você já sabe os principais erros que deve evitar ao fazer uma reforma! Algumas dessas dicas também servem para reformas de casas. Tenha bastante atenção e se organize com antecedência para garantir que corra tudo bem com a sua obra!
Quer ficar por dentro das novidades do blog? Siga as minhas redes sociais! Estou no Pinterest, Instagram, Facebook e YouTube!
Beijos e abraços,
Camy Scotti